Dextrose ou Malto?

Alguns alunos tem se confundido na hora de comprar suplementos, em especial no carboidrato pós treino. Confundem-se entre dextrose e maltodextrina. Vamos esclarecer o que é cada um e saber comprar o mais adequado.

A dextrose, mais conhecida como glicose, é a fonte principal de energia do corpo. A dextrose é quimicamente considerada um carboidrato simples. Ela é o açúcar principal que o corpo produz a partir dos alimentos: proteína, gordura e carboidrato. A glicose é o principal combustível das células vivas. Ela é carregada para cada célula pela corrente sanguínea. No entanto, as células não podem usá-la sem a ajuda da insulina. A dextrose, por ser um carboidrato simples com o alto índice glicêmico, é digerida rapidamente, o que estimula a liberação da insulina.

Maltodextrina é um carboidrato complexo. A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fácil para o corpo assimilar e usar. Apesar da Maltodextrina ser um carboidrato complexo, a união dos compostos que a formam a tornam um carboidrato fraco e extremamente simples de digestão, apenas um pouco mais lenta que a Dextrose.

Um estudo em 2001, realizado pela University of Texas Medical Branch, concluiu que as proteínas, quando associadas aos carboidratos, são melhor absorvidas. Após exercícios intensos seus músculos estão famintos por glicose e proteína, e um bom shake anabólico deve conter proteínas completas e carboidratos de alto índice glicêmico.

O Índice Glicêmico é algo que devemos prestar atenção na hora de escolher entre as opções. Sabemos que quanto maior o IG do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como proteína, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes (por isso malto e dextrose são utilizados no pós-treino, junto de whey, creatina, etc). De uma forma simples o IG indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e consequentemente a insulina circulante.

A dextrose tem IG de 111 contra 105 da Maltodextrina, que pode gerar um pico de insulina quase tão alto como a Dextrose. Sendo assim não há diferença entre as duas sob o ponto de vista fisiológico. Porém diferem bastante no preço.

0 comentários: