Nutrição balanceada

Nutrição balanceada é sempre uma duvida que meus alunos apresentam no primeiro dia de treino. Parece ate que combinam entre si para chegarem na academia perguntando a mesma coisa. Isso é bom, pois conforme minha teoria dos 3D's, a Dieta é um componente importante do sucesso do treino. E fico feliz que o aluno ja se dê conta disso logo no início. Mas vamos entender mais sobre nutrição.

Para uma alimentação balanceada de um atleta ele deve ingerir em torno de 70% de carboidratos, 15% de proteínas e 15% de lipidios. Mas o que vem a ser esses 3 macronutrientes?

Carboidratos são os açúcares que dão energia ao corpo. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular. Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionar como sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucléicos. Conforme o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

São exemplos os cereais, frutas, massas, doces, etc.

Algo importante sobre os carboidratos: quando em excesso no organismo, são estocados na forma de gordura do tecido adiposo. E por falar em gordura, estamos falamos de um tipo de lipídio.

Os lipídios são biomoléculas fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Possuem quatro funções básicas nos organismos: Fornecimento de energia, composição das membranas celulares, atuam como isolantes térmicos e facilitam algumas reações químicas que ocorrem no organismo. São eles ainda que constituem os hormônios, que grande influência tem no treinamento físico.

É importante que se tenha um consumo moderado desta substância, pois além de conter maior valor energético, não é o primeiro nutriente utilizado pela célula quando ela gasta energia. Além do que pode se acumular em artérias e vasos, causando entupimento. E acumulam-se no tecido adiposo causando a chamada gordura localizada.

São exemplos os óleos, azeites, gorduras vegetais e animais, etc.

Ao treinamento físico visando ganho de massa magra, as proteínas são as estrelas principais. São compostos de alto peso molecular formadas de aminoácidos, que compõem os músculos e fibras musculares. Suas funções são: hormonais atuando sobre algum orgão específico do corpo; de defesa do organismo na ação de anticorpos; energético e enzimático, ao acelerar alguma reação sob a forma de enzimas.

São exemplos: carnes, ovos, leite e derivados, etc.

Na boa nutrição deve-se atentar também aos micronutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupo as vitaminas e os minerais. São nutrientes essenciais e devem estar presentes na alimentação diariamente. O déficit pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada.

0 comentários: