3D's do treino eficiente

Sempre explico aos meus alunos que o sucesso do treino depende de um tripé, os 3 Ds: Dieta, Descanso e Desporto. Na verdade esse ultimo D é uma forçada de barra, pois o que queria mesmo dizer era o T de treino.. hehe... mas vale a intensão de ficar bonitinho na sigla do 3D. Alem do que, o desporto engloba qualquer atividade esportiva que o aluno preferir, abrindo então as possibilidades de treinamento físico e consumo calórico.

A respeito de cada um dos Ds, temos que a DIETA é fundamental para a melhor composição corporal, seja para ganhar massa magra ou para perder massa gorda. Além do que quando equilibrada ela supre o corpo com nutrientes e hidratação que proporcionam  melhor rendimento físico durante o treino. O DESCANSO é primordial para recuperar a musculatura e articulações no pós treino. É quando o músculo se reconstrói, cicatriza e cresce, no que chamamos de hipertrofia, com aumento do volume muscular. Além disso, o corpo descansado consegue treinar mais e melhor.

O terceiro D merece um parágrafo a parte. Isso porque é o único dos 3 Ds que compete a mim, pois a dieta e o descanso são de responsabilidade exclusiva do aluno. Até indico a dieta que deve seguir, mas não sou ingênuo de pensar que todos seguem a risca as minhas indicações. O que se come no meio da madrugada, ou no happyhour com amigos, não tenho controle. Nesse ponto colocaria até um quarto D: Disciplina. Mas isso é tópico para outro artigo.

O DESPORTO ou Treino fica por minha conta, ou do seu personal, que deve escolher as atividades e exercícios mais adequados aos teus objetivos e as tuas capacidades e habilidades. Deve selecionar o que for mais seguro para suas articulações e de melhor rendimento aos seus músculos. Não é facil fazer essa seleção, pois as variáveis fisiológicas e biomecânicas envolvidas são muitas, mas é pra isso que existimos nós educadores físicos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Arrasou, amigo!
3Ds Ja!
Bjs do Caio