Corrida hidratada

Mais uma vez a corrida será tema de nossas discussões. Mas dessa vez as dúvidas que recebi referem-se à hidratação durante o treino. Então vamos tratar do assunto...

No suor eliminamos água e sais minerais (sódio e potássio), o ideal seria consumir bebidas que contenham as quantidades adequadas destas substâncias, como as bebidas esportivas. Elas contêm também em sua composição carboidratos que fornecem energia para os músculos em movimento ajudando na melhora da performance e o sabor que facilita a ingestão.

Para corridas de até 5 Km é perfeitamente aceitável correr todo percurso sem parar nos postos de hidratação. Já para corridas de 10K ou mais, é recomendável fazer a reposição dos líquidos perdidos durante a prova.

Alguns estudiosos sugerem que se faça a reposição de líquido na mesma proporção da perda durante o treino. Para tanto, pese-se numa balança antes e depois do treino e verifique o quanto de água perdeu.

A partir da quantidade de peso que perdeu no treino, você poderá repor, em intervalos regulares, o líquido perdido bebendo água ou bebidas de reposição oferecidas nos postos de hidratação das provas ou com isotônicos (bebidas esportivas).

Veja o exemplo abaixo.
Peso antes do treino: 82.5 Kg
Peso após o treino de 1h de corrida: 82.0 Kg
Perda por transpiração: 0.5 Kg = 500 g (equivalente a 500 ml)
Taxa de perda de líquido: 500 ml/hora

0 comentários: