Erros na academia

Hoje é sexta-feira, dia mundial das promessas. Dia de prometer começar a dieta, de entrar na academia... mas só na segunda-feira próxima. Pois hoje será o ultimo happyhour. Você é um dos que pensa assim? Então você provavelmente também deve cometer um dos erros relacionados abaixo, que percebo na entrevista inicial com os alunos na academia.

1. "academia é para marombeiros"

Tremendo engano. Hoje mesmo vi uma senhora de 74 anos treinando musculação na academia. Ela não é nem de longe uma marombeira. Bastante lúcida e fisicamente perfeita, vai todos os dias e é um exemplo de dedicação e motivação. Assim como ela, muitos outros alunos estão lá buscando qualidade de vida, saúde e bem estar. E para esse público o treino de musculação segue um protocolo diferente da hipertrofia dos marombeiros. Pois como sempre digo: "cada aluno tem um biotipo e um objetivo diferente".

2.  "a musculação vai deixar a mulher masculinizada"

São muitas as alunas que pensam que fazer 3 séries de 10 repetições de um exercício vai deixá-las hipertrofiadas iguais ao Schwarzeneger. Tá errado. Seria tão fácil então para os homens conseguirem o desejado corpo se assim fosse... ainda mais levando em consideração que nós homens temos mais testosterona e, portanto, conseguiríamos ainda mais tamanho muscular. Para as mulheres basta saber que é bastante difícil de ganhar volume muscular sem um treino realmente pesado de musculação. Além de suplementação forte e dieta rígida. Portanto, esqueça esse mito e já ao treino!

3. ansiedade em ver os resultados do treino

A ansiedade causa a frustração ao aluno apressado. Não será em um mês que você perceberá resultados dos exercícios que não fez durante mais de um ano. Alguns alunos sedentários nunca fizeram atividade física e acham que basta pisar na academia para os músculos crescerem e a barriga diminuir. Não é bem assim. É preciso conjugar os 3 D's que já expliquei aqui, além de perseverar e treinar o maior numero de vezes na semana possível. O mínimo que o corpo precisa para as adaptações positivas da musculação (mudança de composição corporal, hipertrofia, etc) são 3 meses. Mas uma coisa é certa: fazendo o treino correto e seguindo as instruções do personal, o retorno é garantido.

 4. uso errado do espelho ou da televisão na academia

 O espelho serve para a correção dos movimentos executados nos exercícios da musculação. Há o mito do narcisismo, mas se você usa o espelho para arrumar o cabelo que cobre o rosto durante a elevação lateral dos halteres, ou para arrumar o cinto da calça enquanto faz agachamento, então você está errando. Esta deixando de perceber seu movimento, deixando de executar a musculação conscientemente. O mesmo acontece quando você se distrai assistindo o jogo na TV, ou a novela, ao invés de perceber seu corpo durante a corrida na esteira, ou cuidar do tempo exato de intervalo entre as séries. E esse intervalo é importantíssimo para o treino eficiente.

5. comprar revista e imitar o treino sugerido

Não há receita de revista que seja melhor do que o treino que o professor de sua academia monta exclusivamente pensando em você.   Se você acha que seu professor não é bom suficiente, troque de professor ou de academia. Mas não faça o treino de revista que não leva em consideração as tuas restrições, a tua avaliação física ou os teus objetivos. Além de te machucar seriamente, isso vai te desmotivar a médio prazo e não haverá um planejamento para os próximos treinos. E a revista desconsidera as maquinas que tua academia possui. Talvez você tenha aparelhos melhores e acabe por fazer exercícios que a revista adaptou, ficando num aproveitamento aquém do que poderia se fizesse um treino do seu professor.

6. não monte seu treino achando que você entende do assunto

Se você tiver mais de dez anos de pratica e já testou todos os treinos que os professores poderiam montar, então você tem uma experiência que pode ser discutida. Caso contrário, seja humilde e aceite que o pobre professor que ganha mal na academia onde você treina entende mais e estudou para prescrever teu treino com critério científico.  Mais uma vez digo: "Se você acha que seu professor não é bom suficiente, troque de professor ou de academia", mas não se sinta o técnico que entende de tudo. O risco que você corre é lesionar seriamente seu ombro ou joelho e ficar 3 meses afastado em reabilitação.


Há mais erros, mas por hoje é só... Vamos em doses homeopáticas. Pense nisso e treine consciente.

0 comentários: