Gripe

Estamos no inverno, época de gripes e resfriados. Muito comum meus alunos me ligarem dizendo que estão com febre, corisa e dores no corpo. Alguns já a usam como desculpa para faltarem ao treino. Outros querem ir mesmo doentes. O que fazer quando gripado?

Minha resposta imediata é descanse. Fique em casa, debaixo da coberta, tome bastante água e vitamina C. Não há remédio contra a gripe, somente há para abrandar os sintomas. De resto, o chazinho que a mãe faz e leva na caminha quentinha é a melhor coisa.

Não é bom treinar pois a atividade física provoca queda do sistema imune, num efeito fisiológico normal e esperado. Se teu corpo já esta sob o ataque de vírus, forçando o sistema imune a se defender, pra que você vai favorecer a gripe durante a atividade física?

Se você ainda não está gripado mas esta lendo este post, já aprenda algo: no frio evite lugares fechados pois o vírus se espalha por contato, em especial dentro de lugares coletivos de uso público, onde eles se disseminam rapidamente. Mantenha-se protegido, agasalhado, em local ventilado, lavando as mãos constantemente e evitando levá-las ao rosto. Além disso, tome suplementos vitamínicos, em especial Vitamina C para prevenção.

0 comentários: