Suplementos para iniciantes

Ontem atendi um aluno que me perguntou o que muitos iniciantes na academia me perguntam: Devo tomar algum suplemento?

Essa pergunta é comum pois as revistas de fitness e saúde são hoje recheadas de propagandas de suplementos. Muitas lojas desses produtos estão espalhadas pela cidade, pelos shoppings e ao redor das academias. Logo, é normal que o aluno que acaba de se matricular na academia pense que somente terá resultado se usar um suplemento, como se a academia por si só não bastasse.

Devemos tomar cuidado com o excesso de suplementos. Já escrevi sobre isso em diversos posts aqui no blog, mas não custa reforçar a comunicação com um texto direcionado aos iniciantes na academia que tem as mesmas dúvidas que esse aluno que comentei no inicio.

Tendo um bom professor na academia, ou um bom personal trainer, que te oriente pelo treino mais adequado a tua condição física e teus objetivos, você iniciante não precisa suplementar nada na sua nutrição. Basta ter uma dieta equilibrada e ajustada as tuas necessidades.

Logo ao entrar na academia, você passará por algumas semanas de adaptação, ou seja, fortalecimento das articulações, tendões e ligamentos. Os músculos se adaptarão mais rapidamente que essas outras estruturas, porém devemos fazer um bom preparo inicial para evitar lesões futuras. Nessas semanas, você deve se concentrar em ganhar resistência muscular e cardiovascular.

Não se preocupe em ganhar músculos logo no primeiro dia de treino. Nem se preocupe em consumir mais proteínas de suplementos em pó ao invés de ter uma dieta equilibrada, em refeições saudáveis a cada 3 horas. Isso seria colocar os cavalos na frente da carroça. Não seja ansioso e não antecipe as etapas.

Ao se matricular na academia, escolha um bom professor e siga com ele nos seus treinos. Confie e persevere. Treine com dedicação e disciplina. Pode demorar uns 3 meses, mas terá resultados visíveis em curto tempo.

Na alimentação do iniciante na academia, durante as semanas de adaptação, ao invés de se preocupar em suplementos, faça o seguinte:

Se você quer emagrecer, basta restringir o consumo de açúcar e gordura na dieta. Prefira proteína ao invés de gordura ou (excesso) de carboidratos e, nas carnes prefira os grelhados. Consuma bastante salada e fibras, que ajudam na menor absorção de gordura nas grandes refeições. De sobremesa, prefira frutas.

Se você quer ganhar peso, aumente o consumo de proteínas e carboidratos, ainda tomando cuidado com o excesso de gorduras. Se alimente bem a cada 3 horas e evite doces, pois engordam e tiram a fome que poderia ser nutrida com alimentos mais saudáveis e importantes no ganho de massa magra. Consuma barrinhas de proteína ou de cereais.

4 comentários:

Me_tricolor disse...

Vou seguir seu conselho.
Valeu

Anônimo disse...

Mas, e depois do 2 mes na academia? Pode adicionar o uso de suplementação? Sou mulher, iniciei dia 03/10/12 com 28,46% de BF, hoje dia 08/11/12, reduzi 4cm de cintura, que hoje está com 69, mantive coxas de 64cm, e quadril de 105cm só que hoje mais enrijecidos e com uma musculatura visível. Porém, hoje estou com BF de 21,78% e quero diminuir bem mais. Busco um suplemento com capacidade de super queima de gordura para uso em dezembro ou janeiro! O que me diz a respeito?! Abraços

Anônimo disse...

Sou magra, cintura fina e querinha ter um bumbum grande, qual suplemento devo tomar?

Anônimo disse...

Para ter bumbum grande basta fazer agachamento e leite pra dentro.