Suplementos para intermediários

Atendendo a inúmeros pedidos que recebi a partir do post de ontem, escrevo sobre os primeiros suplementos que o aluno intermediário pode pensar em tomar ao frequentar uma academia.

Entendo como aluno intermediário aquele que treina de 3 a 6 vezes na semana, por 1 hora ou mais, e que já passou pela fase de adaptação e tem treino de 3 a 4 séries de cada exercício por grupo muscular.

Esse aluno já está em condições de fazer um treino focado em seus objetivos, seja de hipertrofia ou seja algo específico de uma modalidade esportiva, com exercícios localizados, compostos em grande parte por pesos livres e monoarticulares, sendo as cargas acima de 70% da máxima suportada. Já esta bem adaptado aos exercícios, possui boa resistência muscular e cardiovascular, e não possui contra indicações médicas ao uso de suplementos de qualquer composição nem doença crônica de qualquer gênero.

Dentre meus alunos que se encaixam na descrição acima, costumo indicar alguns suplementos para ajudá-los a conseguir seus objetivos na academia. Em geral, os alunos que buscam suplementos são os que querem diminuir massa gorda e aumentar a massa magra, ganhando hipertrofia e definição muscular.

Para complementar a dieta, que nesse caso deve ser hiperproteica, indico o whey protein 100% isolado. Existem várias marcas e preços no mercado, por isso deixo ao aluno a decisão de qual marca comprar. Peço que tomem duas medidas após o treino e uma medida pela manhã ou a noite, dependendo do horário de seu treino. Pode ser batido com água ou suco, pois não gosto da absorção mais lenta quando batido com o leite.

Juntamente ao whey protein, peço que acrescente na batida duas medidas de dextrose, um açúcar de rápida absorção que ajuda na melhor captação das proteínas pelas células. Aliás, ja escrevi um texto sobre isso aqui no blog.

As vezes indico aos alunos um pré-treino. Trata-se de um mix de produtos que servem para estimular, dar mais energia, prolongar o tempo até a fadiga muscular e, alguns deles, ajudam na dilatação das artérias proporcionando maior aporte sanguíneo e, portanto, maior nutrição dos músculos durante o esforço físico. Os resultados prometidos são milagrosos, porém nem sempre sabemos com exatidão a composição desses pós mágicos. Portanto, consulte seu médico antes de tomar um pré-treino.

Os mais utilizados atualmente são o jack3D e o Nano vapor. Há alunos que tomam os fat burners indicados nas lojas de suplementos, mas não os recomendo devido a alta dose de efedrina que alguns desses importados utilizam para acelerar o metabolismo e queimar mais calorias.

Prefiro sempre ser mais comedido e austero nas indicações, ainda mais para quem começa a tomar suplementos. Assim recomendo um pré-treino, uma dieta hiperproteica e o carboidrato de rápida absorção (dextrose). Essa suplementação seguida de refeições balanceadas e um bom treinamento físico com teu personal trainer já são suficientes para ótimos ganhos físicos.

Atenção: Caso você tenha dúvida se pode ou não tomar algum suplemento, ou se você faz uso de alguma medicação crônica, consulte seu médico antes de entrar numa loja de suplementos.  

1 comentários:

Vera disse...

Boa noite :)

Antes de mais, muitos parabens pelo seu trabalho. As suas publicações têm me ajudado muito, no entanto, continuo com uma dúvida.

Faço ginásio ha cerca de 2 anos, comecei este anocom mais regularidade, cerca de 3 x por semana. Quero começar a fazer fitness mesmo e já me recomendaram 1001 suplementos, so comprei whey protein que tomo apenas depois do treino. Quanto aos outros suplementos não sei o que tomar nem como tomar. Recomendaram me mega cla, l-carnitine, bcaa's... Mas entendo nada disto. Será que me pode ajudar?

Muito obrigada :)

Vera Abreu, Portugal