Treino na Broadway

Acabo de voltar de Nova Iorque, estava de férias mas fiz muitas aulas na Broadway e visitei muitas academias por lá. Estive ao lado de atores e bailarinos que dançam para grandes espetáculos (Chicago, Wicked, Priscilla) e conversei com eles a respeito de seus treinos.

Claro que puxei um pouco a sardinha para meu lado, pois o tema de meu mestrado é justamente a preparação física desses atores de musicais. Então quis saber deles como fazem seus treinos, como se preparam para tantas horas de ensaios e apresentações dos musicais que encantam os turistas que passam por NY.

Me disseram que nem todos se preparam como eles, mas em geral eles fazem aulas de dança pela manha, depois almoçam e seguem para aulas específicas de canto ou alguma habilidade que precisem trabalhar. Os meninos de Priscilla, um novo musical que acaba de estrear na Broadway e que chega aos palcos brasileiros ainda esse ano, me disseram que fazem aulas de circo e depois seguem para intensas sessões de musculação na academia.

As meninas que conheci que dançam em Wicked e Chicago, apenas fazem musculação ou pilates após o almoço. Disseram que muitos bailarinos que trabalham de noite na Broadway dão aulas durante o dia, portanto acabam não tendo muito tempo para treinarem. Ou se o fazem, treinam pela manhã.

Eles me confirmaram que o índice de lesões nos atores da Broadway é alto, em especial de peças recentes que exigem demais no palco, em coreografias pesadas e difíceis. Usaram o exemplo de Homem Aranha, cuja peça ficou famosa antes mesmo de estrear devido aos atores que se machucaram no período de ensaios. Dois foram para o hospital devido a quedas em vôos acrobáticos.

Além disso, os musicais recém estreados tem muitas sessões semanais, que acabam por exaurir o corpo sem o descanso adequado. É o chamado overtraining. Esse é o grande mal dos atores de musicais, comprovado nas pesquisas de meu mestrado.

Mas devo confessar que estar ao lado deles, em aulas na famosa escola de dança chamada Steps, foi fantástico. São gentis, humildes, muito talentosos e disciplinados. Exemplos de artistas que devemos espelhar aqui no Brasil.

0 comentários: