Treino no frio

Ontem fui entrevistado para uma revista sobre atividade física no inverno. A pauta é bastante pertinente e muito importante. Por isso resolvi escrever algo sobre isso por aqui também.

A integra da entrevista, muito bem conduzida e elaborada pela jornalista, em breve estará nas bancas e aqui no blog, na parte de Clipping. Mas adianto alguns aspectos que são importantes para todos vocês meus alunos e leitores fiéis.

Considero muito importante no inverno o bom e correto aquecimento. Já escrevi sobre isso aqui no blog, explicando a diferença entre aquecimento e alongamento. No frio, o corpo está mais duro e resistente do que no calor. Precisamos aquecer melhor as articulações, músculos e tendões a fim de evitar lesões. Não é com alongamento que conseguimos isso. Devemos pensar no aquecimento adequado a atividade física que for ser praticada.

Na musculação, o correto é aquecer geral na esteira por 5 a 10 minutos e depois uma série sem carga antes dos primeiros exercícios de cada articulação. Isso promove o aumento do aporte sanguíneo nos músculos exercitados, aumento da viscosidade articular e aumento da temperatura do corpo. Esses 3 pontos, dentre alguns outros benefícios do aquecimento, já garantem boa proteção contra lesões.

Na corrida, natação ou qualquer esporte aeróbio, o aquecimento se dá com a pratica mais leve da modalidade durante os primeiros minutos, procurando movimentar as articulações em sua maior amplitude em movimentos lentos e controlados, com o minimo de carga ou esforço possível. Depois disso, pode aumentar a intensidade da corrida, ou aumentar o ritmo do treino.

0 comentários: