Suplementos para avançados

Para finalizar as indicações de suplementos nutricionais durante o treinamento físico escrevo para aqueles que são alunos avançados e treinam quase todos os dias.

Importante entender que o aluno avançado é aquele que já treina há mais de 6 meses, com cargas pesadas e que tem total habilidade com os exercícios de musculação na academia. Alem disso, é o aluno que esta em perfeitas condições de saúde, sem restrições nutricionais ou medicas e que já fez ou faz uso de suplementos em sua dieta normal.

A esse aluno avançado que busca maior qualidade de hipertrofia, com mais massa magra e menos gordura corporal, com definição muscular, indico o uso de creatina. Ela ajuda a conseguir mais volume muscular e mais forca para o treino. No Brasil foi recém liberada, pois estava ainda em estudo pela Anvisa.

A Creatina é utilizada para a ressíntese de ATP (Adenosina Trifosfato) que gera a energia necessária para o músculo se contrair. Quando as reservas de Creatina acabam durante o treino o corpo utiliza de outros métodos mais lentos para reconstruir a energia do músculo, o que gera perda de performance. Sua suplementaçao ajuda então a manter a energia do músculo durante o treino intenso.

Alem da creatina, que pode ser tomada a qualquer hora do dia junto de suco ou Shake de proteínas, continuo com a indicação de um pre treino e do whey protein com dextrose no pôs treino. As vezes indico também a glutamina junto do whey no Shake pôs treino.

A Glutamina é o aminoácido mais abundante encontrado no corpo e representa praticamente 60% do tecido muscular. Também é um condutor de nitrogênio para dentro do músculo e combustível usado pelo aparelho digestivo e imunológico. Os níveis de Glutamina caem em até 50% após um treino intenso. Quando o tecido muscular esta debilitado (pós-treino), a Glutamina é solicitada para ajudar na síntese de proteína nas células musculares e com isso fazer o músculo crescer.

Porém o músculo foi forçado a quebrar as reservas durante a atividade física, logo o corpo precisa produzir mais Glutamina para repor as reservas (quando você não usa suplemento). Essa produção pode levar varias horas, em alguns casos até dias para restabelecer os níveis de Glutamina. Logo o seu ganho de massa muscular será comprometido devido todo esse processo.

Acredito que uma dieta de baixa gordura e alta qualidade de nutrientes, com treino bem feito e descanso respeitado podem te levar aos objetivos físicos. Com o uso dessa suplementação indicada, o sucesso é garantido.


Atenção: em caso de restrições medicas ou nutricionais, consulte seu médico antes de entrar numa loja de suplementos.

0 comentários: