Exercícios para melhorar sua corrida II

Ontem escrevi sobre o fortalecimento dos joelhos e tornozelos para evitar dores tardias depois da corrida. Hoje escrevo sobre a segunda parte de exercícios que te ajudarão nisso.

Tendo a musculatura que envolve o tronco mais forte, a chance de lesionar a coluna ou de machucá-la com os inúmeros impactos dos pés no solo diminuem. Portanto é preciso pensar na musculatura abdominal, na paravertebral (que acompanha toda a extensão da coluna) e claro dos músculos peitoral e grande dorsal.

O treino de peitoral e costas não tem muito segredo, basta que eles sejam fortalecidos na musculação para cumprirem sua função de isolar e proteger a caixa torácica durante a corrida, trabalhando em conjunto para segurar o tronco ereto e estável.

No fortalecimento do músculo abdominal uso da instabilidade dos aparelhos funcionais. A bola suíça ajuda muito. Indico alem das 3 series de 30 contrações deitadas sobre a bola, a prancha isométrica com os cotovelos apoiados na bola e os pés unidos. Essa instabilidade é ótima para treinar a isometria do abdome que é tão necessária durante a corrida.

Outro exercício abdominal que uso bastante aos atletas corredores é o de elevação dos joelhos (ou pés, aos mais avançados) nas barras paralelas, num esforço maior da porção infra abdominal. Faca 3 series de 10 a 15 repetições.

Para o treino da musculatura paravertebral, ha aparelhos específicos na academia, tal como o lower back selection, da technogym. Ou algum semelhante a esse em sua academia. Se não tiver, ou ainda que tenha essa maquina, complemente o treino desse músculo com exercícios na prancha de lombar livre.

Mas atenção: esses exercícios só devem ser feitos por quem não tem nenhuma dor na coluna. Caso tenha hernia ou qualquer outra doença, consulte seu personal trainer antes de executar qualquer exercício para a lombar.

0 comentários: