Como emagrecer sem dieta nem exercícios

Ok. Você tem preguiça de ir pra academia e nem quer fazer dieta, mas mesmo assim quer emagrecer para o verão que se aproxima? Posso dar umas dicas que ajudarão nisso.

Ao se alimentar,  pense em 3 coisas: qualidade da alimentação, pouco tempo de jejum e boa mastigação. Além disso, o ditado "Coma como um rei no café da manhã, como um príncipe no almoço e como um plebeu no jantar" é correto. Por isso, invista num bom café da manhã em até 1 hora após acordar.

Os especialistas concordam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e dizem que os que não pulam essa etapa são geralmente mais leves, magros e têm menos compulsão em ficar beliscando alimentos o dia todo. Isso porque a falta do alimento pela manhã deixa o metabolismo mais lento e colabora para a vontade de comer açúcar.

A qualidade da refeição é importante para determinar o que o corpo irá pedir ao longo do dia, por isso invista em proteínas magras, cereais, frutas.

Dizem os médicos que se o alimento for bem mastigado, menos calorias serão absorvidas pelo corpo. Uma pesquisa inclusive apontou que pessoas que mastigaram cerca de 40 vezes comem até 12% menos comida do que os mastigam apenas 15 vezes.

A explicação é que a mastigação fornece ao cérebro a informação de que o corpo está satisfeito e ainda ajuda a baixar níveis de hormônios no organismo que colaboram para a sensação de fome. Manter o alimento mais tempo na boca também ajuda a comer menos, já que o cérebro leva 20 minutos para registrar que o estômago já está cheio.

Ao comer, concentre-se na refeição. Desapegue dos problemas e não desconte na comida ou nos doces as frustrações ou ansiedades. Seu estomago nada tem a ver com seu estresse diário ou com dores de amores. Ao olhar para teu preato pense: "Eu preciso disso ou é gula?"

Além disso, a distração dificulta a informação de saciedade no cérebro. E as mulheres tendem a acumular mais peso quando comem sem prestar atenção. Isso inclui coisas triviais como falar ao telefone, ver TV ou até mesmo ouvir música.

Coma a cada 3 horas. Isso equivale a ter 6 refeições diárias, sendo as 3 principais (cafe, almoço e janta) mais os 3 lanches (antes do almoço, lanche da tarde e pós janta). No entanto, os lanches são apenas alguns poucos carboidratos com proteínas. Algo como um iogurte desnatado, um lanche de pão integral com queijo cotage e peito de peru, ou somente uma fruta.

Evite comer muito a noite. Em especial os doces e massas. Não é indicado comer grandes ou pesadas refeições quando o metabolismo começa a diminuir ou perto da hora de dormir, pois o gasto calórico é menor. Logo, todo o açúcar ingerido será transformado em gordura, pois o organismo em repouso não o usará. O ideal mesmo é comer fibras e proteínas, mas isso para quem treina.

De noite é importante evitar comer alimentos como sorvetes, salgadinhos, doces, chocolates e outras guloseimas que podem fornecer até um quarto das calorias necessárias para o dia. Estipular um horário limite para comer à noite também pode ajudar a se livrar dessas tentações, que costumam chegar após o jantar quando se está na frente da TV.  

Por fim, uma dica ao cozinhar: o cozimento elimina grande parte dos nutrientes dos alimentos. Portanto, mesmo se comemos de forma saudável podemos não estar nutrindo o corpo de maneira adequada. Uma solução é consumir o máximo de alimentos crus possível e evitar cozinhar vegetais no micro-ondas, pois ele elimina quase 100% dos antioxidantes.

0 comentários: