Dor na planta do pé após corrida

Ontem uma aluna me procurou se queixando de dor no arco no pé. Na verdade, na sola do pé. Disse que exagerou na corrida e queria saber o que fizera de errado.

Basicamente, ele deve ter corrido em velocidade muito alta ou numa duração acima do que consegue suportar. Essa dor ocorre como resultado de desgaste por atividades como corridas, caminhadas e saltos. As pessoas que possuem pés chatos ou pronação acentuada nos pés (os pés são mais horizontais que o normal e tendem para dentro), são mais propensas à dor do arco.

A fascia plantar é um tecido parecido com um ligamento que corre da parte frontal do pé, passando pelo arco do pé, até o osso do calcanhar. Se você tem pé chato, ou se move o pé em demasia quando corre (super-pronação), a fascia plantar fica tensa, com a maior parte do estresse ocorrendo próximo ao calcanhar.

O erro de pisada é uma das causas dessa dor. Ou o tênis esta virando o pé pra um lado, ou esta impedindo a movimentação adequada.

Ou ainda, há falta de alongamento dos pés. Como prevenção seria bom alongar os músculos da panturrilha antes e depois da corrida. Um ótimo treino de alongamento para os pés é o que segue nas fotos abaixo:





0 comentários: