Como trincar o corpo para o verão?

O verão já chegou e você tem menos de 20 dias para se preparar para as férias de fim de ano. Ou seja, para tirar a roupa na praia. Será que você está pronto(a) pra isso?

Sejamos práticos e vamos pensar no que é preciso. Se você estiver acima do peso, necessita queimar gordura e crescer músculos. Se estiver abaixo do peso (acredite, tem gente que tem genética pra isso), então você precisa ganhar massa magra.

No primeiro caso, que acontece com a maioria das pessoas, é preciso queimar calorias e diminuir a ingestão de novas calorias. Se você costuma ingerir 3000 calorias diárias, seria interessante cair para menos de 1800. Ou seja, diminuir açúcares, gorduras e massas. Para crescer a massa magra (músculos), precisa aumentar a proteína (carnes magras grelhadas, ovos cozidos, suplementos em pó) e fibras (grãos integrais e salada).

Junto desse esforço na dieta, é preciso correr. Literalmente. Ou nadar. Ou pedalar. Seja o que for.

Se você tem força de vontade de sair correndo pelas ruas ou esteiras da academia, ótimo. Senão, faça aulas de spinning, corrida coletiva ou qualquer aula aeróbia que sua academia ofereça. Tem que se dedicar e suar muito. Ter determinação e fé.

É preciso correr no minimo 30 minutos todos os dias. Mas precisa correr ate cair morto? Não! Basta correr a 60% em média de tua frequência cardíaca máxima durante esses 30 minutos. (Ou seja, tua frequência ideal será FC=[220-tua idade]x0,6 ).

Se não aguentar correr tanto, caminhe em ritmo mais acelerado e coloque inclinação na esteira. Mas atente a duas coisas: não pode sentir dor em nenhuma articulação e nem deixar o pulmão sair pela boca. De resto, coloque o som alto no fone, caminhe (ou corra) e persevere.

Faça musculação. É preciso crescer músculos e os pesos ajudam bastante. Além disso, também ajudam a continuar a queima calórica (durante e após os exercícios). Saiba escolher um bom treino ou consulte teu professor de sala ou contrate um personal qualificado.

Nesse ritmo de queima calórica com restrição de consumo você certamente emagrecerá.

Após o treino, tome o whey protein com dextrose (carboidrato que ajuda na absorção da proteína) e depois almoce ou jante fibras (salada) com proteína (atum, grelhados, peito de peru).

Não caia em tentação de se recompensar com aquele chocolate escondido da gaveta, muito menos com uma fatia do panetone que tua sogra lhe ofertou. Jamais. Pense na praia, na sunga ou biquine, e no quanto você quer emagrecer para ser elogiado (ou ao menos não sacaneado) pelos amigos nas férias.




2 comentários:

Alexandre Machado disse...

hahahahaha
Não sacaneado foi ótimo.
Tô mais nessa batalha p/ não ser sacaneado do que p/ ser elogiado. Meu projeto tá mais com cara de Projeto Inverno 2012 do que verão 2011 :/
Abs prof.

Anônimo disse...

Buenos consejos!! Lo major es que estando en portugues pude entenderlo todo! Saludos!