Suplementos para engordar

Tenho recebido alguns pedidos sobre suplementos para engordar, ou melhor, fazer crescer... Apesar de alguns sugerirem o uso de anabolizantes, acredito que o medo os façam pensar em algo mais suave primeiro, sem tantos efeitos colaterais ou riscos a saúde. Acho esse um bom caminho...

Então preparei algumas dicas de alimentação e suplementação para quem treina e quer crescer em massa magra. Acredite que tem muitos alunos que são magros e querem engordar... apesar de serem minoria.

 Não vou aqui neste post indicar nomes de produtos nem marcas. Primeiro porque não vendo suplementos e nem ganho comissão dessa indústria. Segundo porque não conheço as tuas necessidades específicas, caro leitor amigo. Mas indicarei uma classe de suplementos e vou explicar como eles funcionam para que, quando você conversar com seu nutricionista (ou o vendedor da loja de suplementos), você tenha um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.

Em primeiro lugar devemos pensar que comer exageradamente não fará ninguém crescer, mas sim engordar. E de massa gorda, ou seja, de capa de gordura, de tecido adiposo. E não é isso o que você quer. Logo, é preciso treinar pesado e nutrir o corpo com bastante proteína para construção muscular e também de carboidratos. Sim, carboidratos.

Não é correta a lenda de que carboidratos engordam. Em especial em pessoas que treinam pesado na academia e tem alimentação balanceada. Isso porque o cérebro apenas usa o carboidrato como fonte energética. Logo, na falta deste, o fígado deverá manter a glicemia (nível de glicose - carboidrato- no sangue) equilibrada. E para tanto usará de gordura ou proteína para serem transformados em glicose.


Para você que tenta crescer e não consegue facilmente, seu biotipo é o Ectomorfo, ou seja, quem é magro e com pouca massa muscular e tem dificuldade de engordar. Tem metabolismo acelerado, que queima as calorias consumidas rapidamente, sem tempo de armazená-las ou de construir músculos.

Então a fórmula do crescimento é: musculação pesada (para promover hipertrofia) em pouco tempo de treino (evitando o catabolismo*) com suplementação e descanso. Sendo que o suplemento correto à alimentação já balanceada das refeições a cada 3 horas (evitando variação glicêmica e catabolismo*), seria algo que aumentasse as proteínas (alimentos construtores) e os carboidratos (alimentos energéticos) isentos de gordura ou açúcares que pudessem provocar o aumento do tecido adiposo (gordura).

*O catabolismo ocorre quando há quebra de moléculas complexas para aumentar a disponibilidade de nutrientes ao organismo. Ou seja, quando o organismo esta sem energia suficiente ele busca obter pela destruição de suas reservas (proteínas e gorduras), acarretando a liberação de aminoácidos e glicose que serão convertidos em energia.

Sendo assim, e já indicando o que você quer saber...

Faça 3 grandes refeições (café da manhã, almoço e janta) intercalados com 2 lanches (entre café e almoço e, mais tarde, entre almoço e janta). Nesses lanches, você pode tomar shakes hipercalóricos ou barras de proteínas.

Os Hipercalóricos possuem uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes, além de algumas marcas possuírem Omega-6 e Omega-3 que são ácidos graxos poliinsaturados, gorduras essenciais para a nossa saúde e que devem estar presente em nossa dieta. Servem para complementar a ingestão calórica diária com ingredientes de alto valor biológico garantindo qualidade a sua dieta.

Em uma das grandes refeições, você pode fazer uso dos chamados Substitutos de Refeição (MRP – meal replacement): são suplementos com a finalidade de ser uma refeição completa e prática, com proporções de macronutrientes e calorias exatas para substituir os alimentos de uma refeição balanceada. Os substitutos de refeição podem ser em pó, barras ou líquidos já preparados.

Agora o mais importante. Após os treinos você deve consumir a maltodextrina com whey protein. Ou ainda os chamados construtores de músculos.

Os suplementos construtores de músculos são compostos já prontos com aminoácidos essenciais e complementos que auxiliam a chegada desse aminoácido ao interior das células musculares. BCAA e Whey Protein são os mais indicados no pós treino. Há diversas marcas e produtos com essa finalidade, diferenciando-se pela composição e preço.




0 comentários: