Teu corpo reflete teu estilo de vida

Quem não sonha em ter o corpo de um atleta? Sarado, definido, saudável e habilidoso em alguma prática esportiva. Mas devemos saber que só teremos o corpo de um atleta se nos comportarmos como tal.

Definitivamente o corpo reflete o estilo de vida que você leva. E se você pratica habitualmente alguma modalidade esportiva, ele refletirá as especificidades dessa prática. É como diz o ditado: "Se você planta pêras, não espere colher maçãs".

Se você reparar bem nas imagens abaixo, cada esporte esculpe distintamente os corpos de seus atletas. Isso porque cada modalidade exige do corpo ações musculares diferentes, que trabalham mais ou menos determinados grupos musculares. Esse é um dos princípios de adaptação ao treinamento, uma resposta do corpo à prática esportiva.

Dessa forma, um jogador de futebol treina e precisa de mais coxa do que um ginasta olímpico. Ou um nadador treina e esforça mais peitoral do que um corredor maratonista. São especificidades de treinos e transformações físicas particulares de cada esporte.

Assim, pergunto-lhe: Qual teu esporte favorito? Qual teu estilo de vida? Qual teu tipo físico? E para responder você deve pensar no tipo de treino que você faz, as demandas físicas que são geradas ao teu corpo e o quanto você está preparado para essa modalidade. Ou caso não haja modalidade esportiva nenhuma, você já reparou que o teu corpo reflete então o estilo de vida sedentário que leva?

O corpo responde diretamente ao estímulo que você provoca. Se você treina, ele responde adaptando-se para suprir essa atividade. Se você não treina, ele definha para o menor gasto energético possível, com acúmulo de energia (gordura) para manter-se vivo.

Cabe a você então decidir sobre qual tipo de corpo quer ter, qual modalidade quer praticar e cabe ao teu personal trainer planejar estratégias de treino eficazes para o melhor rendimento nesse esporte escolhido.


Marilson Gomes, considerado um dos principais corredores de rua brasileiros. Tem corpo seco e  definido. Tal como o treino de endurance e as maratonas exigem. Diego Hypolito, ginasta, tem ombros, braços e pernas grandes, fruto dos exaustivos treinos de ginastica olímpica. 
Hélio Henrique, premiado bailarino brasileiro, tem corpo característico da dança. Pernas fortes, secas e finas, corpo esguio e compacto, de movimentos precisos. Cielo e os nadadores brasileiros apresentam larga cintura escapular e peitoral, com pernas fortes e extremidades finas moldadas na resistência das águas.
Considerado melhor triatleta brasileiro de 2010 pelo COB, Reinaldo Colucci tem corpo definido e baixissima % de gordura, fruto de muita resistência em endurance. Roberto Carlos, jogador de futebol, tem pernas grossas para maior força do chute porém braços e tronco de volume menor para melhor corrida em campo. 
Modelo fisiculturista, busca de estética e proporção de segmentos. Nem precisa comentar que o corpo reflete o levantamento de talheres e copos.

0 comentários: