Academias de quarentões

Atualizando o que tenho escrito sobre o mercado de academias, eis que a Revista Veja SP publicou na capa desta semana (10/12/2012) a materia sobre o aumento dos quarentões frequentando as academias de ginástica.

Há dez anos, os frequentadores com idade acima de 40 anos nas academias da cidade representavam apenas 17% dos alunos. Atualmente subiu para 29%, ou seja, quase dobrou. Isso é otimo e reflete uma tendencia brasileira de envelhecimento populacional (segundo o IBGE) e aumento de mercado de trabalho aos treinadores e academias para publicos de mais idade.

A IHRSA divulga ainda que somente em SP capital há 4500 salões de ginástica, com um total de 1,3 milhões de alunos (50% acima do que avaliado em 2002). Nesse mercado há mensalidades que variam, de R$90,00 a R$890,00 a mensalidade.

Claro que os jovens, entre 21 e 39 anos, ainda dominam as academias com 51% de share.  No entanto, eles possuem objetivos diferentes dos mais velhos. Enquanto a moçada busca estética e treino competitivo de alguma modalidade esportiva, os quarentõers buscam qualidade de vida e saúde. E no caso dos quarentões, a prática de atividade física chega a reduzir em 54% o risco de morte por infarto.

Portanto esta definitivamente afastada a imagem preconceituosa de que nas academias de ginastica tem apenas os mauricinhos e patricinhas saradas que desfilam jovialidade em busca de mais musculos e estética. Se você tem mais de 40 anos ou mais de 80kgs, ta na hora de se matricular numa academia e contratar um personal trainer...

0 comentários: