Levantamento olímpico


Muitas duvidas sobre esse movimento que tem conquistado muitos adeptos nas academias mas que poucos o realizam com segurança. Você já executou um levantamento olímpico?
Trata-se de um dos movimentos mais antigos que existe na história dos esportes. Uma vez que era executado como treino de força para melhor rendimento nas guerras e também na construção arquitetônica.

Há mais 5 mil anos na China os homens erguiam pedras que seriam unidas por varas de bambu, como forma de exercício. No Egito erguiam para a construção das pirâmides. Na Grécia utilizavam a força nas guerras e nas fortalezas de defesa. Até que foi incorporada às competições e em 1881 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade.

O programa de treino chamado CrossFit é o hoje o que mais cresce no mundo nesse segmento de condicionamento físico, e a sua base está fortemente ligada ao levantamento de peso olímpico. E esse tipo de treino de alta intensidade tem gerado dúvidas e atraído muitos alunos às academias.

Segundo alguns treinadores e estudiosos, esse seria um dos movimentos mais completos, pois trabalha todos os grandes grupos musculares ao mesmo tempo. Agachamento (quadríceps), desenvolvimento (de ombros), sustentação de tronco (transverso abdominal) e extensão de cotovelos (tríceps), dentre outros sinérgicos.

Das capacidades físicas, esse movimento olímpico melhora a força, o equilíbrio, a coordenação, a agilidade e a flexibilidade. Portanto exige muito treino técnico de realização de movimento perfeito além da força de sustentação do peso. Exige coordenação intermuscular, equilíbrio de transposição de eixo gravitacional e extrema concentração.

As Regras

1. No arranco, o atleta deve erguer o peso acima da cabeça de uma só vez, sem se apoiar em nenhuma parte do corpo. O atleta precisa manter as costas eretas e tem de travar as articulações dos braços logo após subir o peso acima da cabeça.

Posição inicial: com os pés separados levemente além da largura do quadril e joelhos flexionados, segure a barra com as mãos distantes além da largura dos ombros. Depois agache completamente ao solo para levantar a barra até a cintura, com a coluna reta.

2. Já no arremesso, o levantador ergue os halteres até o ombro, para depois levantá-lo acima da cabeça. É preciso muita força nas coxas e nas costas para erguer o peso até o ombro e, posteriormente, alçá-lo acima da cabeça.

Num movimento rápido, suba a barra da cintura até a linha dos ombros, acima das clavículas. Então, agache novamente e gire os punhos elevando os braços. Fique em pé com a barra acima da cabeça. Pressione os calcanhares contra o chão para manter-se em pé.

3. Cada levantador possui três tentativas para fazer o movimento correto, mas não pode, em hipótese alguma, encostar os pesos no chão. Caso isso aconteça, estará automaticamente desclassificado.



0 comentários: