Músculo do goleador


Recebi algumas duvidas sobre exercícios específicos para os músculos auxiliares de movimentos esportivos. Sao aqueles músculos que de tão usados no movimento de determinado esporte, acabam por serem apelidados pela modalidade. Hoje e nos próximos posts falarei sobre alguns deles.

Jogadores de futebol tem esse musculo bastante saltado. Trata-se do musculo vasto medial, responsável pela extensão do joelho. É visto na saliência que se forma logo acima da patela, a bolinha do joelho, na parte de dentro da coxa.

O vasto medial é um dos músculos que compõem o quadriceps, o musculo da coxa.

Alguns estudos sugerem que malhar o musculo vasto medial ajuda a estabilizar o joelho e pode aumentar em 20% a velocidade em tiros curtos, o que muito ajuda os goleiros na defesa das bolas. Além de deixar a coxa com aparência mais definida e volumosa.

É um musculo bastante difícil de trabalhar, pois durante o movimento de extensão, ele só atua com mais força nos ângulos finais. E àqueles que apresentam dores ou condromalacia, essa amplitude nao é recomendada.

O movimento de agachamento é um ótimo exercício para treino do quadriceps. Prefiro sempre começar agachamentos com o uso da bola, de forma a evitar riscos na faseie aprendizagem desse movimento.

Coloque a bola Suíça entre você e a parede com os pés na frente em paralelo. Fique ereto e braços ao lado do corpo e desça o máximo que conseguir agachar sem sentir dores nem na coluna, nem nos joelhos. Faça 3 series de 20 repetições.

A cadeira extensora, ou o banco chute, é um ótimo aparelho para trabalhar o vasto medial. Contudo, ele será mais ativo nos ângulos finais do movimento. Apenas suba os pés até essa amplitude se não sentir nenhuma dor no percurso. Faca 3 series de 10 repetições com a máxima carga possível para essa quantidade.

0 comentários: