No pain, No gain

Essa frase é bastante usada nas academias, inclusive por treinadores e alunos que pegam pesado. Mas calma, você realmente entende ela?

Uso muito essa frase com meus alunos, E acredito que ela seja realmente válida. Contudo, há quem exagere no seu uso ou no significado que atribui à ela.

Literalmente significa "Sem dores, sem ganhos". No entanto essa dor não deve ser exacerbada. Não deve ser dor articular, nem dor de tendinite. Pode até ocorrer uma breve dor muscular tardia, mas como disse BREVE e passageira. Nenhuma dor crônica ou intensa demais pós treino pode ser boa ao corpo.

A minha tradução dessa frase seria "Sem esforço, sem ganho". E esse esforço deve realmente ser grande. O esforço deve ser maior do que o teu limite atual. Deve te tirar da zona de conforto. Deve ser ligeiramente superior ao esforço de ontem. Esse princípio de evolução do treino, de adaptação e de superação de limite é o que a frase propõe.

Escrevo tudo isso porque hoje, saindo da academia, me deparei com duas mulheres gordinhas que saiam para o almoço depois de treinarem. Apesar de ainda estarem com a roupa de ginastica, elas estavam secas, simpáticas e sem sinal de que tenham tido qualquer esforço físico. Imagino que o objetivo delas na academia seja o emagrecimento e fortalecimento muscular. Mas para elas, o objetivo deve ser outro: convivência social.

Desculpem-me essas meninas, mas estão equivocadas. Nos objetivos e nos treinos. Elas deveriam usar o poder da frase "No pain, No gain" e deveriam estar deixando a academia com as roupas completamente suadas. Ainda que não tenham objetivo estético, certamente o emagrecimento lhes daria melhor qualidade de vida.

E esse significado que atribuo a frase "No pain, No gain" eu uso pra qualquer que seja o objetivo. Desde aqueles que querem crescer musculos e definição estética, aos que buscam apenas a qualidade de vida.

Esse significado de "Sem esforço, sem ganhos" é a mais verdadeira filosofia de qualquer rendimento esportivo. Se for pra ficar na zona de conforto, no limite do agradável... fica difícil conseguir resultados. E daí vem outra frase famosa: "Work hard or go home".

0 comentários: