O manguito rotador

Muitos alunos de academia se machucam no ombro ou sentem dores crônicas nessa articulação. Em geral se devem ao fraco desempenho do manguito rotador. Você o conhece?

Em 75% de casos de dor no ombro a principal causa tem sido o tendão do supra-espinhal do manguito rotador, geralmente por movimentos repetidos, violentos ou acima da cabeça.

Isso porque o trabalho do manguito rotador é essencial em atividades repetidas de suspensão do braço.

Mas outras dores são muito associadas a bursite, ou seja, inflamação da bolsa sinovial repleta de fluido que atua como um amortecedor entre os tendões, os ossos e a pele do ombro.

De qualquer forma, o fortalecimento e aquecimento prévio do maguito contribui muito para evitar as lesões de ombro que causam as dores crônicas.

O Manguito rotador é formado por quatro 4 músculos com funções específicas:

MúsculoFunçãoAção
1.supra-espinhalabdução do braçorestrição à migração superior
2.infra-espinhalrotação externa do braçoestabilização dinâmica posterior
3.redondo menorrotação externa do braçodepressão da cabeça do úmero
4.subescapularrotação interna do úmeroestabilizador dinâmico anterior

Todos esses músculos juntos devem possuir força e resistência muscular suficientes para segurarem o tranco da alta mobilidade da articulação do ombro e das trações que o peitoral e os músculos das costas exercem sobre eles.

O manguito funciona para:
  • Potencializar as rotações da articulação glenoumeral (ombro), pois libera a tuberosidade maior do úmero do atrito com o acrômio
  • Estabiliza a dinâmica da articulação do ombro, equilibrando pela ação centralizadora e depressora do manguito rotador sobre a cabeça do úmero, resultando em um movimento de rotação harmônica e precisa.
  • Proporciona um compartimento fechado importante para a nutrição das superfícies articulares da cabeça do úmero e da cavidade glenoidal.
E quando realizadas sem aquecimento ou condicionamento adequados desses músculos, o manguito tende a sofrer por fadiga ou lesões de diversos tipos:
  • Síndrome do impacto
  • Síndrome do pinçamento
  • Bursite Subacromial
  • Espessamento da bolsa subacromial
  • Tendinite calcificante
  • rigidez da cápsula posterior
  • Capsulite adesiva (ombro congelado)
Vejo muitos alunos chegando na academia e logo montando a barra de supino com carga máxima, em o aquecimento prévio das estruturas articulares que sofrerão a sobrecarga dessa barra.

Agindo dessa forma, é certo que não demorará para que as dores apareçam e, caso o aluno tenha sorte, serão reversíveis com tratamento de gelo, antiinflamatórios ou cirurgia. E os casos de cirurgia não são raros.

Já indiquei aqui no blog alguns exercícios para aquecimento e fortalecimento desses músculos. Leia aqui no artigo sobre o musculo-do-tenista

A seguir um vídeo que ilustra em 3D os músculos do manguito rotador:


Veja outro vídeo do youtube com entrevista de um ortopedista sobre manguito e dores nos ombros

0 comentários: