TRX

A bola da vez nas academias é o treinamento funcional, que procura utilizar os movimentos naturais do corpo humano para aumentar a força, o equilíbrio e a resistência. E que pode usar vários equipamentos como: bolas medicinais, discos de equilíbrio e o mais atual TRX.


O TRX são tiras de nylon acopladas à manoplas e, as vezes, penduradas ao teto, que permitem diversos movimentos e exercícios específicos. Este sistema transforma o peso do corpo do utilizador em resistência variável.

Foi criado pelos marines (soldados de elite da marinha norte-americana) devido à necessidade que tinham de praticar exercício físico para diferentes missões ou locais onde não era possível a utilização de equipamentos de treino. Aproveitaram as tiras de paraquedas e adaptaram para os seus treinos.

Diz o manual dessa modalidade que para quem tem zero experiência, se pendurar no aparelho pela primeira vez pode ser a principal barreira - principalmente se você não tiver um ponto de apoio. Por isso, o acessório que permite fixar o aparelho em portas é mais do que essencial. Mas depois de pegar o jeito, o TRX é um método de treino bastante prático.

Pode ser usado em casa, na academia ou mesmo ser levado para parques e outros espaços a céu aberto, permitindo o treino onde e quando você quiser.

O TRX é indicado para o treino individual ou em grupo e baseia-se no treino de força e da propriocepção, recrutando as principais estruturas "core" e promovendo a estabilização das articulações em todos os exercícios.

Ocorre ainda para treinos suplementares em barras de alavanca e cabos de resistência para treinos de resistência variável, potenciando o trabalho nos músculos estabilizadores e aumentando a atividade metabólica.

O truque é variar a posição e assim aumentar o gasto energético e o número de músculos envolvidos, mas sempre respeitando um intervalo de pelo menos um dia entre os treinos - nada diferente do que um iniciante deve fazer quando começa a se exercitar depois de um tempo parado.

Uma das vantagens é que dificilmente você vai usar mais peso do que consegue, como pode acontecer na academia. Assim, o corpo se acostuma mais rápido ao treinamento, coisa de uma semana, mais ou menos.

Sem dúvida se trata de um desafio às tuas capacidades físicas e motoras. Além de te desafiar na gravidade e a superar teus limites. Não é a toa que está conquistando o Brasil depois dos EUA.

0 comentários: