Revezar aparelho na academia

Certamente você já passou por essa situação. Esta lá sentado no aparelho, entre uma série e outra e aparece um sujeito pedindo para revezar. Você aceita?

Eu não. rs Explico:

Não concordo com o revezamento a menos que:

1. você estivesse lá sentado no celular, fazendo hora, embassando;
2. que a academia fosse pequena, com poucos aparelhos e superlotada;
3. fosse o último exercício restante na ficha de treino (há controvérsias).

Nesses casos, não tem jeito: temos que revezar para o bem do treino de todos. Além do que uma hora será você quem vai pedir para outra pessoa revezar com você.

Exceto esses casos, não creio que o revezamento de aparelhos seja necessário. Isso porque:

1. há de haver outros aparelhos livres para você treinar sem atrapalhar o teu treino ou o de outrem;
2. a ordem dos exercícios na ficha de treino é importante, mas não "imexível".

Digo isso pois nas grandes academias, ou mesmo naquelas menores onde você treina fora do horário de pico e que está quase toda disponível, não acredito que haja necessidade de revezamento.

Isso porque:

1. cada aluno tem um ritmo de treino individual, segundo seus objetivos próprios e planejados com o professor
2. perde-se muito tempo na adaptação do aparelho para cada aluno: mudando a altura do banco, os pesos, as pegadas das polias...
3. alguns alunos transpiram demais, sem falar de odores. Além de ajustar a máquina, ainda será necessária a limpeza do banco a cada interrupção...

 

Sendo assim, devemos ter respeito pelo treino do colega, que é tão importante quanto o teu! Talvez o tempo de intervalo dele não permita o revezamento. Assim, procure o próximo exercício ou um alternativo.

Acho mais importante
respeitar o tempo de intervalo
do que a ficha de treino.

Alterar a ordem um dia não fará com que o treino renda menos do que planejado. Mas aumentar o tempo de intervalo porque o colega que está revezando com você demora demais no ajuste ou na execução das repetições, isso sim pode prejudicar o teu rendimento.

Mais vale respeitar o tempo de intervalo entre as séries do que a ordem dos exercícios. Veja:

  • O treino de hipertrofia pesado sugere um intervalo prolongado, de 2 a 5 minutos entre uma série e outra. Portanto, esse aluno poderia revezar sem problemas.

  • Treinos em superséries (bisets, trisets) demoram mais durante a execução, prolongando o tempo de intervalo do colega que reveza.

  • O treino de resistência sugere intervalos menores, entre 15 segundos a 1 minuto. Nesse tempo não dá para que haja ajuste da máquina e execução da série para outro aluno. E sendo um treino assim tão rápido, logo a máquina será disponibilizada para uso individual.
Algumas dicas para melhorar o rendimento do teu treino:

EVITANDO O REVEZAMENTO

1. ao chegar na academia, comece a treinar pelo grupo muscular que tiver mais aparelhos disponíveis;

2. altere a ordem dos exercícios, caso a máquina seguinte esteja livre.

3. faça um exercício alternativo ao que foi prescrito: pergunte ao professor qual poderia ser, em virtude da lotação;

4. SE VOCÊ FOR PERSONAL TRAINER, certamente saberá substituir o exercício por outro a fim de evitar o revezamento. Não coloque o treino do teu aluno na frente dos demais. Mesmo porque, revezar significa atrasar o treino do teu aluno...

AO REVEZAR O APARELHO

5. caso seja inevitável pedir para revezar, ou conceder, seja educado e pergunte o tempo de intervalo do treino do colega. Lembre-se: a prioridade é de quem já estava usando a máquina. Quem pede para revezar é que deverá se adaptar ao treino do colega. Senão, tem-se a opção de esperar a liberação da máquina.

6. Não embasse o treino alheio. Faça sua série e libere a máquina. Quem pediu para revezar deve ter o bom senso e a educação de ajustar a máquina de volta a configuração original. Ou ao menos ter a intenção de fazer isso...

7. Se você estiver suado ou fedido (ou ambos): NÃO PEÇA PARA REVEZAR. Enquanto espera a liberação da máquina, seque o corpo ou troque a camiseta.



0 comentários: