Por que o abdome não trinca?

Muitos alunos treinam pesado na academia e me perguntam porque não têm o abdome trincado, uma vez que seguem uma rotina de treino pesado com controle de gordura. Vamos pensar...

Para secar e trincar o abdome, conforme já escrevi aqui no blog, precisamos de duas coisas:

1. aumentar os gomos da musculatura abdominal e
2. secar a gordura da barriga

Os principais erros que vejo os alunos cometendo ao treinar abdominal na academia são:

  • overtraining
Disparado um dos principais motivos da falta de crescimento muscular.

Conforme escrevi num post recente, o overtraining pode impedir o crescimento muscular, pois a falta de descanso e recuperação adequada prejudicam a reconstrução do músculo e, portanto, sua hipertrofia.

Sendo assim, se você estiver treinando abdominais todos os dias, então não conseguirá hipertrofia-lo.

  • exercícios sem carga
fazer muitas repetições de contrações da musculatura abdominal promoverá melhor resistência localizada, porém os gomos não hipertrofiarão de forma a aparecerem por debaixo da pele. Para tanto, é preciso o mesmo tipo de treino que se faz com outro músculo do corpo: colocar sobrecarga.

Porém cuidado, para usar essa sobrecarga, seu abdome deve ser forte o suficiente para não sobrecarregar a coluna lombar, que geralmente paga o esforço quando o movimento estiver errado.

  • uso das máquinas de abdominais
Muitos alunos preferem os pesos e movimentos livres para treino de abdominais, porém para uso de carga (peso), algumas máquinas são bastante oportunas e seguras. Hoje em dia temos aparelhos bastante ergonômicos que ajudam a sobrecarregar a musculatura abdominal sem risco para a coluna lombar. E assim a evolução da sobrecarga se dará mais rapidamente, ajudando o músculo na hipertrofia.

  • dieta errada
De nada adianta cortar gordura mas continuar comendo em horários errados, ou carboidratos excesso. As vezes a dieta restritiva pode apenas te fazer sofrer, sem o benefício da queima de gordura abdominal. Essa gordura esta bastante atrelada ao consumo de gordura, açúcar e da genética de cada um. Aliás, os homens tendem a acumular mais "pneus" ao redor da cintura do que as mulheres, que acumulam nos culotes.

Reveja tua dieta e, na dúvida, consulte o que já escrevi aqui no blog sobre como secar gordura abdominal.

0 comentários: