Sabe quanto é o teu VO2?

Embora seja um conhecimento técnico de personal trainer, saber como anda o teu VO2 é bastante importante para que conheça também teu rendimento físico e o quanto ainda pode melhorar num esporte...

O Volume de Oxigênio consumido, ou VO2, é um valor fisiológico de esforço e capacidade do corpo de gerar energia a partir do oxigênio respirado.

Para praticar um esporte, ou mesmo andar na rua ou subir escadas, o corpo precisa de energia gerada pela utilização de oxigênio. Quanto mais oxigênio o corpo utilizar, maior será sua capacidade de produzir energia, indicando portanto um melhor condicionamento físico.

Esse consumo de oxigênio depende do bom funcionamento do sistema respiratório (troca gasosa pulmonar), do sistema cardiovascular (bombeamento e aporte sanguíneo nas células) e do muscular (numero de mitocôndrias por fibra muscular capazes de utilizar o oxigênio como substrato para produção de energia).

Além disso, o VO2 varia conforme o sexo do atleta (mulheres costuma ser de 10% a 15% menor), sua idade (nos mais velhos é menor), composição corporal (menor nos indivíduos de maior massa corporal), porcentagem de massa magra (maior quanto mais músculos) e intensidade do esforço físico.

Um modo de avaliar o condicionamento físico é saber o valor de VO2 máximo, geralmente a partir de um teste cardiopulmonar de esforço, ou ergoespirometria. Nesse teste uma máquina analisa o ar expirado na mascara facial durante a corrida na esteira, indicando o consumo de oxigênio, também chamado de VO2 máximo.

O VO2 pode ser expresso em unidades de litros por minuto (l/min) ou em relação ao peso corporal (ml/kg/min). Em geral, o VO2 de repouso é em torno de 3,5 ml/kg/min, podendo atingir valores de até 60-70 ml/kg/min no final de um exercício máximo. Em atletas de elite, até 70-80 ml/kg/min ou 5 l/min.

Mas para que saber o seu VO2?

Importante saber que alguns estudos o consideram o VO2 como preditor de risco de acidentes vasculares cerebrais. Além disso, a obtenção do VO2 máx é indispensável na indicação de pacientes para transplante cardíaco ou para cirurgias pulmonares.

Mas o efeito direto mais importante dessa avaliação aos que treinam em academias é que seu personal trainer poderá intensificar teu esforço de forma ainda mais eficiente de acordo com teus objetivos e modalidades praticadas.

Melhorando o teu VO2 você conseguirá melhor rendimento nos esportes aeróbios (corrida, natação, escadas). E mesmo na musculação conseguirá também um ritmo de treino mais intenso, sem tanto cansaço ou elevação de batimento cardíaco, conseguindo levantar mais peso pois o rendimento cardiovascular será melhor.

Resumindo: quanto maior o teu VO2, melhor será teu rendimento nos esportes e no esforço físico cotidiano. Você conseguirá correr mais em menos tempo, ou poderá passear mais pelas ruas e subir mais escadas sem tanto cansaço, poderá trabalhar mais sem se exaurir antes do fim do expediente...

Ou seja, você sentirá teu corpo mais disposto e forte, tendo portanto melhor qualidade de vida.

---------------------
Em breve: leia a segunda parte deste post sobre o índice de VO2...








0 comentários: