Musculação provoca varizes?

Muitas pessoas sofrem de varizes e relatam o aparecimento ou agravamento durante o treino da musculação. Elas provocam inchaço e dores nas pernas, sendo em muitos casos só resolvida com cirurgia. Mas será o esporte o verdadeiro vilão?
Primeiramente vamos esclarecer uma coisa: praticar musculação não causa varizes. Segundo angiologistas,  a prática correta de atividade física auxilia a circulação ao contrair o músculo e as veias subjacentes, permitindo melhor fluxo sanguíneo.

O que causa varizes é levar uma vida sedentária, sem esforço físico. Além disso, o fator genético é bastante forte. Há ainda outros fatores externos que também podem causar esse mal e o sobrepeso é um deles, pois os quilos a mais sobrecarregam as veias das pernas

Mulheres tem maior predisposição às varizes, seja devido fatores genéticos, hormonais ou mesmo anticoncepcionais. Para as grávidas aconselha-se não engordar mais do que 12 quilos, senão considere usar meias elásticas. E mesmo na gravidez, o exercício físico auxilia na prevenção ou controle das dores.

Uma pessoa com varizes é o primeiro passo para ser vítima de uma trombose, que adiante pode evoluir para uma embolia, que pode ser fatal.


A eliminação de varizes geralmente é feita de forma cirúrgica, pois não existem pomadas ou massagens que as removam. Consiste em mini-incisões com pinçamento e ligadura dos vasos.
No entanto algumas clínicas oferecem opções de tratamentos:

Esclerose: aplicações com pequenas injeções de glicose e anestésico em vasos pequenos (telagiectasias e algumas microvarizes)
Laser através de pele: o mais usado é o Nd-YAG 1064 nm, principalmente para telagiectasias.
Laser endovascular: usado para vasos maiores.

É importante que o indivíduo com histórico de varizes na família realize uma avaliação médica vascular prévia com um Angiologista, que indicara o melhor exercício de acordo com sua saúde vascular.


Existem alguns cuidados que podem evitar de uma pessoa ter ou agravar suas varizes:
  • Cuidado com a carga durante o exercício, evitando excessos que provoquem rompimento de vasos e causem o aparecimento das varizes.
  • Prefira mais repetições à intensidade, forçando assim mais contrações musculares e melhor retorno venoso.
  • Não fique só na musculação, faça caminhadas, corrida, etc... que estimulem a corrente sanguínea
  • Treine pernas na musculação, com atenção especial à panturrilha e tíbias anteriores, pois as pernas é que sofrem mais com varizes.

0 comentários: