Os médicos que receitam bombas

O título deste post é exatamente o mesmo que ilustra a capa da atual Vejinha SP. O repórter entrevistou 4, de dezenas de médicos conhecidos nas academias de SP, que indicam anabolizantes em suas receitas do corpo perfeito... Você encara?

Toda semana recebo pedidos de milagres para transformar o corpo sedentário do inverno num escultural sarado do verão em apenas 4 semanas de treinos. Alguns pedem consultoria por Skype pois já treinam e tem orientação de nutrólogos que lhes indicaram dietas... Outros assumem tomar manipulados que incluem hormônios, faltando-lhes apenas o treino perfeito.

Vamos com calma analisar o assunto criteriosamente...

Concordo com o exposto na matéria da Veja (leia aqui) e acho importante o alerta que fazem contra o uso inapropriado dos medicamentos. Acredito na ciência médica e sei que esses produtos são realmente indicados para pessoas com déficits hormonais ou doenças crônicas, contudo, são drogas que devem ser ministradas com muito cuidado.

Em geral esses médicos não controlam os pacientes ao longo das semanas ou meses que duram esses tratamentos. E tenho alguns alunos, inclusive dos médicos listados na matéria da Veja, e de outros que não foram citados, que comprovam o descontrole no uso dos manipulados.

Acho certo que as pessoas interessadas busquem médicos para lhes prescrever os medicamentos que julgam necessitar, porém, devem conhecer os efeitos colaterais, os perigos associados desses tratamentos, devendo seguir o controle correspondente dos indicadores fisiológicos.

Exemplos de pessoas que se deram mal com essas drogas não faltam, apresentando lesões permanentes ou morte. Por outro lado, há quem se deu bem e alcançou o almejado, mas ainda assim com algum efeito colateral... Vale o risco?


Considere ainda que:

1. Pagar R$800 a R$1000 por consulta mensal com um médico da moda indicado nas academias durante 30 minutos de atendimento que lhe trarão riscos à saúde vale mais que investir num BOM personal trainer em 3 ou 4 aulas semanais de 1 hora na academia que lhe trará benefícios na saúde e qualidade de vida, além da estética almejada?

2. Quem usa anabolizantes e quiser manter o resultado obtido, vai ficar dependente desse recurso, pois senão o efeito regride. Além disso, por quanto tempo você conseguirá treinar pesado e acima de teu limite fisiológico antes que a montanha de músculos se transforme em montanha de pele recheada de gordura?



0 comentários: