Alimentos que seguram a fome

Será que existem alimentos para enganar o estômago? Mesmo parecendo mito, indico alguns que podem ao menos segurar a fome de modo a não causar pico de insulina ou aumento de gordura...
A melhor dieta é aquela que evita o pico de insulina, isso porque quando ocorre o pico de açúcar no sangue oriundo da alimentação o corpo libera insulina para estocá-lo como gordura.

Decorre disso uma rápida baixa de glicose no sangue que ocasionará fome após curto período, formando então um ciclo de fome e alto estoque de energia. Esse ciclo produzirá mais gordura abdominal... portanto, devemos evita-lo.

Alguns alimentos podem matar a fomezinha sem gerar esse pico de insulina ou ciclo de gula engordativo. Veja exemplos:
 

No Café da manhã

Aveia
As fibras da aveia se expandem no estômago e são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. As fibras aumentam o bolo digestivo, ajudando a remoção dos restos no intestino.

Pão integral
As fibras demoram mais na digestão e na disponibilidade de açúcar no sangue.

Ovo
É fonte de proteína e tem estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.

Abacaxi
Rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo.

Chá de ervas
Acalmam o estômago e servem como estimulantes do metabolismo, dentre eles o chá verde e o capim-cidreira.

No lanche da manhã

Banana
Tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano - substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.

Biscoito com fibras
Para acabar com o desejo por doce, coma biscoitinho com fibras que driblam a fome que pinta entre refeições. Mas em excesso, engorda.

No almoço

Arroz integral
leva mais tempo para ser digerido do que o branco, prolongando o tempo de saciedade.

Farelo de trigo
Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume - dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato, além de reduzir o índice glicêmico da massa e do arroz.

Cenoura
A dureza da cenoura exige que você mastigue bastante e com isso o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para "desligar" a fome.

Abóbora
Tem muita fibra e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas). Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Suco de limão
o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce ao saturar as papilas gustativas que também estão no comando da fome.

No lanche da tarde

Barra de cereais
as que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Mas evite as versões carregadas de açúcar e chocolates que disparam o índice glicêmico.

Damasco 
Desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.

Amendoim
A gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias.

No Jantar


Peito de peru
Além de proteína tem um pouco de gordura (mesmo o light) que estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

Tofu
Esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas e boa dose de proteína, que apesar de pouca também ajuda a domar a fome.

Folhas verdes
Muitas fibras que exigem muita mastigação, um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer. Além de fonte de minerais e aumento do bolo digestivo durante o percurso intestinal.

No lanche antes de dormir

Iogurte
É rico em proteína e ajudará no período de jejum durante o sono, evitando a fome. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia, mas em pouca quantidade para não nutrir o corpo com energia de carboidratos que não utilizará dormindo...

Soja tostada
Além das fibras e proteínas, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios influem muito na gula. Aos que querem crescer músculos, cuidado com o estimulo demasiado dos hormônios femininos que a soja provoca, inclusive nos sucos e leites de soja...

0 comentários: