Preparo físico e lesões de atores de musicais

Entre os dias 26 e 29 de junho ocorreu em Snowmass, Colorado (EUA) o 32º Simpósio anual da PAMA sobre a medicina dos artistas performáticos. Este ano o tema foi: "Competições e colaborações criativas: identificar e promover a arte saudável do estúdio para o palco".


A exemplo do que ocorreu na Copa com a seleção da Alemanha, quanto melhor preparado física e psicologicamente estiver o atleta (e atores de musicais, que considero triatletas dos palcos), munidos de conhecimento científico e tecnológico, melhor será seu desempenho profissional e sua chance de sucesso.

No caso do teatro musical a entidade que mais produz e propaga artigos e estudos científicos para o melhor preparo técnico dos artistas é justamente a PAMA.

A PAMA (Performing Arts Medicine Association) é uma entidade médica que estuda as principais lesões que artistas performáticos, inclusive atores de musicais, músicos e técnicos de teatro, estão sujeitos no cotidiano de suas funções laborais. Estudam como ocorrem as lesões e formas de prevenir ou tratá-las de modo a minimizar o impacto nos artistas e nas suas produções.

Este é um assunto que aborto em meu estudo de mestrado. Como prevenir as lesões de atores de musicais e como prepará-los fisicamente de modo a melhorar seu desempenho no palco.

O simpósio deste ano foi bem interessante ao apresentar estudos acerca da ansiedade e psicologia do artista. Alguns destaques apresentados foram:

  • novos sistemas de triagem e vigilância de lesões nos palcos
  • a diferença psicológica entre ensaio e apresentação profissional 
  • encaminhando a ansiedade competitiva
  • traduzindo a evidência científica para a prática
  • a prevenção de lesões no artista infantil 
  • a base técnica para a ótima performance no canto

Na parte de workshops, alguns preparadores propuseram formas de treinamento físico para a dança a fim de evitar lesões, modelos de aquecimento físico e vocal, dicas e truques para competições e as ultimas pesquisas publicadas acerca da medicina artística. 

A contribuição da PAMA tem sido de grande valia aos artistas da Broadway que tanto se expõem ao risco de lesões na busca da superação artística. E esse simpósio apresentou grande avanço nos temas abordados.

Basta agora que os artistas brasileiros acreditem nos estudos dessa associação médica e que busquem um melhor preparo físico de modo a evitar lesões e melhorar suas performances nos palcos... 

0 comentários: