As calorias do Natal

Chegou o Natal e com ele as guloseimas que tanto gostamos. Mas é fato que todas são bastante calóricas e engordativas. Será que vale a pena perder o trabalho do ano todo na gula natalina?



Entendo que algumas das comidas natalinas são muito sedutoras e só acontecem no nosso prato nessa época do ano. Mas logo que passa o Natal, temos as praias de Reveillon, o Carnaval e todo o período de férias de verão. Aliás, vivemos num clima de verão tropical, apesar das comidas natalinas serem tradicionalmente oriundas de regiões com climas frios.

Só para termos uma idéia das calorias, veja a tabela abaixo:



Sendo assim, sugiro algumas dicas:

1. evite o jejum
Não deixe de fazer uma refeição por causa dos excessos que cometeu na noite anterior ou pensando nas festas que virão. O jejum prolongado só piora o aumento da fome na próxima refeição e aumenta o pico de insulina, fazendo o corpo armazenar ainda mais açúcar da comida.

2. evite o pileque
A cada copo ou taça de bebida alcoólica, reveze com um de água para se hidratar e evitar o consumo exagerado das calorias das bebidas e consequente queda da glicemia provocada pelo álcool. A desidratação que resulta do pileque acaba por prejudicar o ganho de massa magra, além de colaborar pelo aumento de massa gorda oriunda das calorias. 

3. consuma fibras
Na hora de fazer o prato coloque bastante salada ou fibras, que ajudam a diminuir a absorção das gorduras e açúcares excessivos, além de acelerarem o estímulo da saciedade.

4. controle as calorias
A cada guloseima que comer, pense no quanto de calorias estará ingerindo e no tempo de esteira para queimá-las.Em média, 30 minutos de esteira pode queimar 200 calorias, dependendo da intensidade do exercício, idade e seu peso. Ou seja, uma fatia de rabanada para cada 30 minutos de esteira.

5. faça exercícios
Não tem desculpa: seja na praia, na montanha, na cidade ou qualquer lugar que você escolha passar tuas festas, lá terá algum espaço para que você se exercite. Seja caminhando, correndo, pulando corda, subindo degraus... enfim, faça alguma atividade física. Não fique hibernando na frente da TV ou videogame o tempo todo. Esse gasto calórico, ainda que menor que o habitualmente gasto na academia, ajudará a manter seus índices metabólicos e evitar o sedentarismo completo.

- não use elevadores ou escadas rolantes...
- não use controle remoto...
- evite o carro indo a pé até a padaria, bar, supermercado...
- aproveite o período na praia para nadar, correr ou andar pela orla...
- faça trilhas seguras ao redor da pousada na montanha...
- evite jogos sentados (baralho ou videogame) e prefira bicicleta, partida de futebol, patins...

Respeite teu corpo, mantenha-se saudável e ativo... e tenha um Feliz Natal!!!

0 comentários: