Muitas mães tem acessado este blog e enviado perguntas sobre seus filhos na academia. Querem saber se podem deixa-los se matricularem, quais as orientações devem dar e se isso impede ou ajuda no crescimento?
Há algum tempo havia o mito que musculação era prejudicial pois o impacto fechava as placas epifisárias interrompendo o crescimento. Mas atualmente sabemos que o treino de força não atrapalha nem prejudica, muito pelo contrário, até ajuda com maior produção de GH (hormônio do crescimento).
Estudos recentes comprovam que quando bem orientada, a musculação para crianças pode trazer uma série de benefícios desde equilíbrio muscular, coordenação motora até mesmo crescimento maior. E sabemos também que seria mais fácil uma criança lesionar a cartilagem ou ossos em brincadeiras cotidianas do que fazendo musculação!
Um ponto importante e que deve ser de conhecimento de quem trabalha com crianças é que elas têm os ossos mais moles e que estes podem sofrer deformações quando submetidas à sobrecargas altas. Por outro lado a aplicação de cargas adequadas proporciona o estímulo do crescimento, graças as forças de compressão.
Isso porque para se desenvolver e, nos termos técnicos se "remodelar", no processo fisiológico e naturalmente esperado, o osso precisa de compressão. Esse impacto provoca o fortalecimento ósseo e muscular, preparando o corpo para suportar outros impactos do cotidiano.
Os programas de musculação são relativamente seguros quando comparados a outras modalidades esportivas praticadas pelas crianças. O aumento da força muscular proporcionado pela musculação torna a articulação menos vulnerável a lesões. Além do que grande parte delas ocorrem com técnica precária de execução dos exercícios e escolha inadequada dos pesos. Portanto uma boa academia, ou bom personal trainer, seria a solução às perguntas maternais.
A principal orientação quando se prescreve a musculação para crianças e adolescentes é que sejam evitadas cargas máximas ou submáximas, permitindo a execução de 8 a 15 repetições, e preferencialmente selecionados exercícios que trabalhem simultaneamente diversos grupos musculares, com movimentos executados em toda sua amplitude (American Academy of Pediatrics, 2001; Cameron & Blimkie, 1993; NSCA, 1996).
Benefícios da musculação para crianças e adolescentes:
- Aumento da resistência muscular;
- Diminuição das lesões relacionadas aos esporte e recreação;
- Melhor performance no esporte;
- Melhor coordenação motora;
- Melhor controle postural;
- Aumento da densidade óssea;
- Aumento do condicionamento físico;
- Melhoria da composição corporal.
No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a obesidade atinge cerca de 15% das crianças. A probabilidade de uma criança obesa se tornar um adulto obeso é de 20% e pode chegar a 40-80% se esta criança persistir obesa na adolescência. Como se não bastasse por si só, a obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças degenerativas, tais como, a hipertensão, o diabetes tipo 2, entre outras.
0 comentários:
Postar um comentário