Dentre as atividades que mais geram dúvidas na academia, está o exercício aeróbio. Qual queima mais calorias? Antes ou depois da musculação? Devo fazer ou não? Então, vamos discutir sobre o assunto.
Muitos confundem a modalidade aeróbica (a ginastica da Jane Fonda dos anos 80) com os exercícios aeróbios. Portanto, fale corretamente na academia e refira-se às esteiras e bicicletas como atividades aeróbias (sem o "c"). Isso porque esse tipo de atividade, de longa duração, contínua e de baixa/moderada intensidade, consome mais oxigênio como fonte de energia transportada para o músculo em atividade. São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar, pular corda. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo.
São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também são considerados anaeróbios.
Os benefícios das atividades aeróbias são bem conhecidos e incluem:
- Maior eficiência cardíaca
- Perda de peso
- Melhor saúde mental
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Maior disposição
- Menor risco de doenças (AVC, diabetes, hipertensão)
- Maior expectativa de vida
- Maior força muscular
Quanto a ordem de execução na academia, se antes ou depois da musculação, isso vai depender de teu objetivo. Se for o emagrecimento, faça primeiro o aeróbio. Caso contrário, se busca hipertrofia, deixe para o final, pois assim investirá mais energia no ganho de músculos.
O conteúdo da tabela foi retirado do Guia de Alimentação Saudável
(Guia Veja de Medicina e Saúde - Volume 6)
(Guia Veja de Medicina e Saúde - Volume 6)
0 comentários:
Postar um comentário