Vamos tirar as duvidas sobre a famosa Whey Protein, a proteína mais indicada nas academias para quem quer ganhar músculos. Muitos alunos e leitores tem mandado perguntas sobre o que é, quando e quanto tomar, etc... então decidi responder neste post todas as perguntas que recebi.
O QUE É?
É uma proteína extraída da porção aquosa (soro) do leite durante o processo de fabricação do queijo. Por muito tempo ignorada, a substância foi descoberta a partir da década de 1970. De lá para cá, sua fama cresceu e hoje é o suplemento nutricional mais utilizado e queridinho da academia. Não é sem razão. Ela é absorvida pelo organismo de forma extremamente rápida, levando aos músculos as proteínas necessárias após o desgaste causado pelos exercícios físicos.
Este suplemento é extremamente rico em aminoácidos essenciais (aqueles não produzidos pelo nosso organismo e precisam ser adquiridos por meio de alimentos), entre eles o triptofano, a cisteína, a lisina e os famosos BCAAs (leucina, isoleucina e valina), conhecidos pela eficiência no efeito anabólico (ganho de massa muscular) e na redução do catabolismo (processo metabólico que causa perda de músculos para gerar energia).
TIPOS DE WHEY
São basicamente 3 tipos: concentrado, isolado e hidrolisado.
O concentrado é o mais bruto, contem gordura, colesterol e carboidrato. Cai bem para o cara magro que deseja aumentar a ingestão de calorias.
O isolado tem a gordura e lactose removidas, sendo um produto com maior teor de proteína e quase sem açúcar e carboidrato.
O hidrolisado é fruto de um processo de quebra da proteína, o que acelera a absorção pelo organismo, sendo quase que "pré-digerido".
Pela ausência de gordura, o hidrolisado e o isolado são interessantes para quem treina com dieta de restrição calórica para aumento de definição muscular.
VANTAGENS em comparação com outras fontes protéicas estão:
- Maior valor biológico.
- Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).
- Absorção mais rápida.
- Possui um maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA’s.
- Livre de lactose ( muitas pessoas não digerem bem a lactose).
- Livre de gorduras que acompanham as carnes (seja crua ou no preparo)
- Rica em ocorrência natural de Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular).
- Possui fator estimulante do sistema imunitório que sobrevive ao processo digestivo.
QUANDO TOMAR?
O uso de Whey Protein logo ao acordar, depois de muitas horas sem se alimentar, é boa idéia para repor proteínas o mais rápido possível. O consumo junto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.
Para os atletas em dieta hipocalórica, como a dieta pré competição, uma solução de Whey poderá garantir a manutenção da massa muscular e saciar a fome em horários críticos, além de ser ótima opção para refeições a serem realizadas de madrugada para evitar o catabolismo de atletas neste tipo de dieta.
Mas o importante mesmo é o consumo logo após o treino, de 30 a 40 gramas de Whey Protein junto com uma solução de glicose (dextrose ou maltodextrina). Nesse momento a musculatura trabalhada está sedenta de nutrição que deve ser o mais breve possível. Assim, a proteína da Whey já separada e pronta para absorção é a melhor escolha das fibras musculares machucadas durante o treino.
SHAKE COM AGUA OU LEITE?
Tanto faz, depende do gosto do cliente. Mas saiba que o leite aumenta a oferta de proteínas, porém junto vem gordura e lactose, que diminuem a rapidez de absorção e aumentam o nível de açúcar da composição. Com água fica mais ralo, porém mais rápido de ingerir e digerir.
Além disso, sempre recomendo ingerir o shake de whey junto com uma colher de dextrose, pois o carboidrato de alto indice glicemico ajuda a acelerar o transporte da proteína para dentro das células. Sendo assim, não tem necessidade de ainda mais açúcar oriundo do leite, né?
HÁ CONTRA-INDICAÇÕES?
Há risco de danos renais, em especial para quem tem predisposição. A pele também sofre, pois uma dieta hiperproteica aumenta a oleosidade, que causa acnes. Há risco de criar pança, quando ingerido sem correspondente atividade física, pois o excesso de proteína circulante no sangue é convertido em açúcar pelo figado e estocado na forma de gordura, quando nao filtrado e eliminado pelos rins.
CONCLUSÃO
Como sempre digo, converse com teu personal trainer e veja qual a tua necessidade em relação ao tipo de treino e objetivos que vocês planejaram. Não entre sozinho numa loja de suplementos. Pesquise antes, esteja certo do que precisa e os prós e contras de cada suplemento nutricional.
0 comentários:
Postar um comentário