Recebi algumas duvidas sobre exercícios específicos para os músculos auxiliares de movimentos esportivos. Sao aqueles músculos que de tão usados no movimento de determinado esporte, acabam por serem apelidados pela modalidade. Hoje e nos próximos posts falarei sobre alguns deles.
Bastante utilizado nas rotações do tronco durante os movimentos de esquiva e chutes laterais, o músculo abdominal oblíquo é bastante visível nos capoeiristas. É também o desejo de muitos alunos de academia que treinam abdominais todos os dias...
O músculo transverso do abdome também atua fortemente nesses movimentos da capoeira e te-lo fortalecido é fundamental na estabilização da coluna, diminuindo o risco de lesões lombares em mais de 20%, segundo estudos americanos.

Uma variação desses abdominais cruzados pode ser feita elevando-se as pernas em direção ao teto. Haverá maior uso do infra abdominal e do reto abdominal como auxiliares do movimento.
Aos avançados, a polia baixa pode ajudar a incrementar a carga. Fique de lado para a polia e puxe-a lateralmente, subindo a carga e prendendo o reto abdome. Ao final do movimento, antes de voltar a carga abaixo, pode girar o tronco levemente para forçar a contração do músculo obliquo. Cuidado: não flexione os cotovelos, senão a carga estará puxada pela força dos braços invés do abdominal lateral. Faca 3 series de 10 repetições com máxima carga possível.
0 comentários:
Postar um comentário