Entre os dias 26 e 29 de junho ocorreu em Snowmass, Colorado (EUA) o 32º Simpósio anual da PAMA sobre a medicina dos artistas performáticos. Este ano o tema foi: "Competições e colaborações criativas: identificar e promover a arte saudável do estúdio para o palco".
A exemplo do que ocorreu na Copa com a seleção da Alemanha, quanto melhor preparado física e psicologicamente estiver o atleta (e atores de musicais, que considero triatletas dos palcos), munidos de conhecimento científico e tecnológico, melhor será seu desempenho profissional e sua chance de sucesso.
No caso do teatro musical a entidade que mais produz e propaga artigos e estudos científicos para o melhor preparo técnico dos artistas é justamente a PAMA.
A PAMA (Performing Arts Medicine Association) é uma entidade médica que estuda as principais lesões que artistas performáticos, inclusive atores de musicais, músicos e técnicos de teatro, estão sujeitos no cotidiano de suas funções laborais. Estudam como ocorrem as lesões e formas de prevenir ou tratá-las de modo a minimizar o impacto nos artistas e nas suas produções.
Este é um assunto que aborto em meu estudo de mestrado. Como prevenir as lesões de atores de musicais e como prepará-los fisicamente de modo a melhorar seu desempenho no palco.
O simpósio deste ano foi bem interessante ao apresentar estudos acerca da ansiedade e psicologia do artista. Alguns destaques apresentados foram:
- novos sistemas de triagem e vigilância de lesões nos palcos
- a diferença psicológica entre ensaio e apresentação profissional
- encaminhando a ansiedade competitiva
- traduzindo a evidência científica para a prática
- a prevenção de lesões no artista infantil
- a base técnica para a ótima performance no canto
Na parte de workshops, alguns preparadores propuseram formas de treinamento físico para a dança a fim de evitar lesões, modelos de aquecimento físico e vocal, dicas e truques para competições e as ultimas pesquisas publicadas acerca da medicina artística.
A contribuição da PAMA tem sido de grande valia aos artistas da Broadway que tanto se expõem ao risco de lesões na busca da superação artística. E esse simpósio apresentou grande avanço nos temas abordados.
Basta agora que os artistas brasileiros acreditem nos estudos dessa associação médica e que busquem um melhor preparo físico de modo a evitar lesões e melhorar suas performances nos palcos...
0 comentários:
Postar um comentário